Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia



A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, foi construída em 1623, é a uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sua primeira igreja foi feita por determinação do primeiro governador-geral do Brasil: Tomé de Sousa, sua atual construção em estilo Gótico foi feita toda de pedra sabão trazida de Portugal. Sua Elevação a Sacrossanta basílica se deu em 1946. O papa Pio XII declarou Nossa Senhora da Conceição padroeira única e secular do Estado da Bahia.

Sua localização fica próxima ao Elevador Lacerda e do Mercado Modelo sendo alvo de inúmeras visitas dos turistas.

Moedas da época

Estas foram as moedas utilizadas na época, elas têm gravadas como imagem párocos e governantes (desde o antigo império).

Ruínas da capela anexada à igreja

Chaves utilizadas na igreja no século XVII

Fechaduras do Século XVII

A igreja apresenta características da arquitetura do Alentejo, adotando partido de 3 corpos separadas por corredores longitudinais, dando, aquele da esquerda, acesso a um pátio com chafariz, de onde parte escadaria em mármore para a sala de Irmandade. Sua planta é de transição: possui nave oitavada com capelas laterais, e corredores com tribunas superpostas, cujo acesso se dá por galerias cegas, similares aos trifórios das igrejas medievais. A monumentalidade de sua fachada, de características neoclássicas, é realçada pela implantação das torres em diagonal. Seu interior é a primeira demonstração mais completa do barroco de D. João V no Brasil, destacando-se a pintura do teto da nave que obedece à concepção ilusionista barroca de origem italiana de autoria de José Joaquim da Rocha (1772/73).


Nenhum comentário:

Postar um comentário